terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quarta tarefa: As redes sociais: mensagem online ou conversa ao vivo?Os prós e os contras desses dois tipos de comunicação.

história da internet
   
Internet: conectando os usuários aos serviços e pessoas do mundo todo.

Desenvolvimento da Internet

Primeiramente vamos entender um pouco sobre a história da internet. A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. 
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
  Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

O que são redes sociais?

Redes sociais são um meio prático e fácil de se conectar com outras pessoas pela internet. Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de email, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente. No Twitter, você pode definir que suas atualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que você aprovar. Resumindo, redes sociais na Internet são páginas na web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação.

Vejam estes videos que explicam um pouco mais sobre as redes sociais:






A febre das redes sociais


Quando conhecíamos alguém nos anos 80 perguntávamos: onde você mora? Já nos anos 90 a pergunta era: qual o seu telefone? Logo depois, nos anos 2000 em diante, qual o seu número de telefone celular? Poucos anos depois e hoje em dia a pergunta mais comum no final da conversa é: Qual é o teu Orkut? Ou Facebook ou ainda MSN. Que evolução interessante essa não? Mas, você realmente conhece as redes sociais? Ou mesmo conhece sua real funcionalidade? Ou ao menos qual é a melhor delas para você? Por último, quando foi a última vez que você pegou o telefone para dar os parabéns a alguém antes de fazer a mesma coisa em uma de suas comunidades online? 

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. A primeira que ganhou a preferência dos brasileiros foi o Orkut. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Twitter e o Facebook.


Agora veja este video sobre a revolução das redes sociais:



 Agora iremos apresentar duas entrevistas com professores do Curso e Colégio Acesso.
  A primeira entrevista é com o professor de História Rafael Bassi, pós-graduado em história cultural. Ele nos conta um pouco sobre as redes sociais e da a sua opinião sobre elas.
 Modern Nerds - O que você acha das redes sociais atualmente?
Rafael Bassi - Acho interessante pelo fato que as redes ajudam na aproximação de amigos, entretanto um problema também é causado: grande parte dos jovens gastam muito tempo nas redes, sem dedicar o tempo necessário ao estudo.
Modern Nerds - Você tem alguma rede social ou prefere se reservar?
Rafael Bassi - Não tenho nenhuma. Possuo apenas algumas contas de e-mail e um blog.
Modern Nerds - Na sua opinião, quais as vantagens e as desvantagens das mensagens online?
Rafael Bassi - As vantagens são as possibilidades de aproximação de pessoas amigas que estão distantes e o baixo custo desse meio de comunicação.A desvantagem,novamente,é o tempo perdido nesses meios,deixando de lado coisas prazerosas da vida,como ler ou então passear em um dia de sol.
Modern Nerds - E qual as vantagens e desvantagens da conversa ao vivo?
Rafael Bassi - Essa é sempre melhor. Não tem desvantagem para mim. Podemos notar a participação e a recepção das emoções e gestos que as pessoas têm. São inúmeras as vantagens...

  A segunda entrevista é com a professora Roberta Taitelbaum, professora de redação.
 Modern Nerds - Na sua opinião, qual a vantagem e a desvantagem da mensagem online?
Roberta- A vantagem é a rapidez, é tudo instantâneo. A desvantagem é que perde totalmente o contato visual com a pessoa.
Modern Nerds - E a conversa ao vivo?Qual a vantagem e a desvantagem?
Roberta - A vantagem é que você percebe a expressão da pessoa e a desvantagem é que não da para disfarçar muito ao vivo.


Curiosidades:


Você sabia?


Os navegadores de internet (browsers) mais usados na atualidade são:
- 1º Internet Explorer
- 2º Firefox
- 3º Google Chrome


Os 20 sites mais acessados no Brasil atualmente:
- Google Brasil (google.com.br)
- Google (google.com)
- Orkut Brasil (orkut.com.br)
- YouTube – Broadcast yourself (youtube.com)
- Universo Online (uol.com.br)
- Windows Live (live.com)
- Globo.com – Absolutamente tudo sobre esportes, notícias, entretenimento e vídeos (globo.com)
- Blogger.com (blogspot.com)
- Yahoo! (yahoo.com)
- Facebook (facebook.com)
- Terra (terra.com.br)
- MSN (msn.com)
- Orkut (orkut.com)
- iG (ig.com.br)
- Twitter (twitter.com)
- MercadoLivre Brasil (mercadolivre.com.br)
- Wikipedia (wikipedia.org)
- 4shared (4shared.com)
- WordPress (wordpress.com)
- Abril (abril.com.br)


Agora, para encerrar, apresentamos um video que achamos muito 
interessante, com a opinião popular sobre "o que são redes sociais":



Referências:

- www.youtube.com
- www.lista10.org
- www.informacaonaweb.com
- www.wikipedia.com
- Enciclopédia Delta Universal   

Nenhum comentário:

Postar um comentário